PROMOTORES DO PROJETO OBESIDATA

Quando o tema é a ciência, a saúde e a melhoria da qualidade de vida, algumas das mais proeminentes entidades aparecem dispostas a dar o seu melhor contributo. É em boa parte graças a estas entidades, que este projeto atinge a devida dimensão, a notoriedade e o valor científico que já lhe é reconhecido. Conheça os principais promotores desta importante missão, que visa combater um dos maiores problemas de saúde pública da atualidade.

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

O Conselho Científico da Universidade de Trás-os-Montes validou o Projeto OBESIDATA. Este Projeto faz parte da Tese de Doutoramento que se está a desenvolver no Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), com o título “SAÚDE ALIMENTAR DOS JOVENS PORTUGUESES: DA MUDANÇA DOS HÁBITOS, AO ESTUDO DAS CAUSAS”, sob a orientação da Professora Doutora Ana Barros.
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro nasceu, com tal estatuto, em 1986, embora no seu historial credite também toda uma valiosa herança colhida no “velho” Instituto Politécnico de Vila Real, que em 1973 foi criado nesta cidade.
Hoje a UTAD é reconhecida como um importante ponto de referência no sistema universitário português.
De acordo com os seus Estatutos, esta Universidade, que tem como objetivos fundamentais o Ensino, a Investigação, a Extensão e Apoio à Comunidade, deverá constituir um Centro de Excelência para a educação permanente e para a criação, transmissão e difusão da cultura, da ciência e da tecnologia.
A flexibilidade da UTAD, demonstrada pela sua capacidade de se adaptar a novas situações, conciliando os meios disponíveis com a modernidade do ensino e sendo capaz de propor novas formas de aprendizagem e de transmissão científica, é prova irrefutável da sua vitalidade.

Clínica Médica Dr. Tallon

José Maria Tallon, Diretor das Clínicas Médicas Dr. Tallon, é o Investigador Principal do Projecto OBESIDATA.
Este Projeto faz parte da sua Tese de Doutoramento “SAÚDE ALIMENTAR DOS JOVENS PORTUGUESES: DA MUDANÇA DOS HÁBITOS, AO ESTUDO DAS CAUSAS” a decorrer no Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
Pretende-se usar as tecnologias de informação e comunicação (SmartPhones, Tablets, PC’s), companheiros inseparáveis dos jovens atuais, para que, de uma forma fácil e divertida melhorem os seus conhecimentos sobre nutrição, possam construir a sua própria dieta de uma forma adequada às suas necessidades e garantir assim uma melhor saúde para o futuro.
Nos jovens onde se observe uma disparidade entre as calorias consumidas/atividade física realizada e o peso apresentado (observamos que há muitos jovens que ingerem bastante mais calorias do que as teoricamente necessárias e são magros e que com outros jovens se passa exatamente o contrário, tendo um excesso de peso considerável com uma alimentação relativamente baixa em calorias), poderemos estudar o metabolismo basal e alguns polimorfismos genéticos para poder orientar melhor a sua alimentação/atividade física futura.

Em 1986, quando abriu a primeira clínica em Portugal, os pacientes tinham exclusivamente o objectivo de perder peso. A Clínica Dr. Tallon rapidamente ficou conhecida por três linhas de orientação:

  • Personalização dos Tratamentos;
  • Eficácia nos Resultados;
  • Segurança nos Métodos e Procedimentos.

Com o passar do tempo, as exigências dos pacientes mudaram, e as pessoas deixaram de querer apenas perder peso, o que deu origem a uma procura crescente da medicina e cirurgia estética. A Clínica rodeou-se de uma equipa de Psicólogos, Médicos e Cirurgiões (especialistas credenciados pela ordem dos médicos). Isso permitiu continuar não só a prestar um serviço personalizado mas também eficaz e seguro, e com as mais recentes técnicas e meios tecnológicos disponíveis internacionalmente.

Porque a sua missão é estar um passo à frente, no que diz respeito às preocupações estéticas e de saúde em geral dos seus pacientes, a Clínica continua a fazer todos os esforços em conjunto com os seus diversos parceiros, no sentido de procurar novas soluções no campo da investigação médica, estética e cirúrgica para ajudar a manter os seus pacientes “up-to-date” com os elevados padrões de exigência da sociedade atual.

UltraWise

Esta é a empresa responsável por concretizar o Projeto “Plataforma Informática Obesidata”, garantir o seu funcionamento e desenvolver as ferramentas necessárias para que, respeitando a privacidade dos utilizadores, seja possível chegar às conclusões pedidas pelo Investigador Principal (Dr. José Maria Tallon). Estas conclusões permitem-nos saber o perfil dos jovens portugueses (idade, peso, altura, sexo e actividade física), as suas características alimentares, a relação da alimentação/exercício com o peso e, nos diferentes casos, comparar os conhecimentos iniciais sobre nutrição com os conhecimentos adquiridos após 15 dias de uso da plataforma. Com esta ferramenta, ficamos também a conhecer as diferenças nos hábitos alimentares, como consequência do aumento de conhecimentos proporcionado pelo uso da plataforma.

Com sede no Parque Tecnológico de Óbidos e escritórios no Parque das Nações em Lisboa, a UltraWise é uma empresa de consultoria tecnológica que desenvolve soluções assentes em plataformas de gestão dinâmica de conteúdos e que permitem aos seus clientes criar, actualizar e gerir toda a informação disponibilizada online. Desta forma, potencia as estratégias de comunicação em tempo real e a interacção com o mercado alvo de cada projeto.

A natureza modular destas soluções permite uma evolução sustentada, através de um vasto leque de funcionalidades adicionais passíveis de serem implementadas em qualquer fase.

Desde sempre dedicada a soluções tecnológicas para a área da saúde, o facto da UltraWise abraçar este projeto garante o recurso às melhores práticas, em termos de aplicação das novas tecnologias em prol dos avanços da Medicina.