PARCEIROS DE PROJETO

Nesta importante missão de promover melhores níveis de conhecimento sobre a problemática da obesidade, este projecto encontra nos seus parceiros estratégicos um caminho privilegiado para conseguir chegar àqueles que são os primeiros e uns dos mais importantes destinatários de todo este trabalho: Os jovens em idade escolar (entre os 15 e os 18 anos de idade). É através das instituições de ensino e do seu corpo docente que conseguimos estabelecer uma comunicação mais directa com os jovens e transmitir-lhes toda a importância que envolve o tema da obesidade.

É assim, com todo o prazer, que fazemos questão de apresentar aqui as escolas e os professores que aderiram a esta missão e que, juntamente connosco, trilham este importante caminho do ensino e promoção de melhores hábitos alimentares e melhores hábitos de actividade física junto da comunidade estudantil. Estes são os “Embaixadores” OBESIDATA em território nacional.

Apresentamos ainda aqui alguns outros parceiros institucionais que nos honram com a sua colaboração no nosso Projeto.

Escola Secundária de Palmela

Escola Pioneira do projeto OBESIDATA e responsável pela realização dos testes piloto, no ano académico de 2015/2016, destinados à adequação da plataforma OBESIDATA às necessidades e características dos utilizadores.
Atualmente, a Escola Secundária de Palmela colabora ativamente no Projeto OBESIDATA e tem cerca de 600 jovens a participar ativamente neste programa.

O Diretor da Escola, Professor Rui Lourenço, desde logo se apercebeu da importância do envolvimento da Escola neste projeto que visa, acima de tudo, aumentar o nível de conhecimentos da população jovem sobre a problemática da Obesidade e quais as formas de lutar contra aquela que é já considerada pela Organização Mundial da Saúde, a Pandemia do Século XXI.

Professor Rui Lourenço – Director da Escola
Professora Célia Cercas – Coordenadora do Programa de Educação para a Saúde / Coordenadora OBESIDATA 2016/2017

– Professora Isabel Silva
– Professora Fátima Alves
– Professora Laura Melo
– Professor Márcio Monteiro
– Professor Sérgio Ferreira
– Professor Ricardo Chumbinho
– Professora Lígia Pinho
– Professor Nuno Ferreira
– Professor João Vassalo
– Professora Isabel Sousa
– Professora Sara Barreto
– Professor João Lourenço

Escola Secundária Santa Maria do Olival

A Professora Maria Celeste Sousa, Diretora desta Escola, tem tido desde o início da parceria com o Projeto OBESIDATA, uma postura extremamente ativa e interessada. Esta professora tem sob a sua responsabilidade um universo de perto de 1.000 alunos e já promoveu junto dos encarregados de educação e da comunidade local, entre outras ações, uma Palestra do Dr. José Maria Tallon no Auditório da Biblioteca Municipal de Tomar.

Graças ao empenho desta escola, o Projeto OBESIDATA tem já uma disseminação muito interessante em Tomar, nomeadamente com o apoio também da Rádio Hertz, que efetuou a cobertura da Palestra de 15 de Setembro e disponibilizou já no seu website a filmagem integral da mesma.

Neste momento, a Escola Secundária de Santa Maria do Olival tem como coordenador do Projeto OBESIDATA o Professor Alberto Maria, Coordenador da Área de Educação Física e responsável pela dinamização do Projeto junto dos seus colegas docentes.

Atualmente, a Escola Secundária Santa Maria do Olival colabora ativamente no Projeto OBESIDATA e tem cerca de 750 jovens a participar ativamente neste programa.

Professora Maria Celeste Sousa – Diretora da Escola
Professor Alberto Maria – Coordenador de Educação Física / Coordenador OBESIDATA 2016/2017

Escola Secundária de Tomaz Pelayo

Situada em Santo Tirso, esta escola é um exemplo de organização. Após uma reunião com os Professores responsáveis, ficaram desde logo definidas as datas e as ações a desenvolver no âmbito do Projeto OBESIDATA para o ano letivo de 2016/2017.

Atualmente, a Escola Secundária de Tomaz Pelayo colabora ativamente no Projeto OBESIDATA e tem cerca de 1.000 jovens a participar ativamente neste programa.

Este será, sem dúvida, mais um forte parceiro para o Projeto OBESIDATA.

Professor Fernando Almeida – Diretor da Escola
Professora Marta Castro Gonçalves – Coordenadora OBESIDATA 2016/2017

Escola Profissional Gustave Eiffel

Criada a partir de uma ideia existente nos meados da década de 80, quando se reconhecia a existência de assinaláveis insuficiências na formação técnico profissional de base, no sistema de ensino português. Este projeto de Escola pretendeu contribuir para o desenvolvimento e consolidação de um modelo – o do ensino profissional – no qual se tem empenhado desde a primeira hora.

Foi fundada em Agosto de 1989, com o intuito de formar técnicos intermédios qualificados, de forma a responder às crescentes necessidades do mercado de trabalho, resultantes do desenvolvimento tecnológico e das exigências decorrentes da integração de Portugal na União Europeia.

Esta Escola, pela enorme diversidade de áreas profissionais que abrange, será uma importantíssima fonte de informação para a investigação a que o Projeto OBESIDATA se propõe.

Atualmente, a Escola Profissional Gustave Eiffel colabora ativamente no Projeto OBESIDATA e tem cerca de 600 jovens a participar ativamente neste programa.

Professora Mónica Rosa – Adjunta da Direção

Escola Secundária de S. Lourenço

Situada em Portalegre, capital do Alto Alentejo, a Escola Secundária de S. Lourenço com o seu universo de cerca de 750 alunos dentro das faixas etárias pretendidas para o nosso estudo, representa um enorme contributo para este projeto .

Com esta parceria no Alentejo, o Projeto OBESIDATA aumenta fortemente a sua abrangência de estudo, quer em termos territoriais, quer pela diversidade social e ainda pela riqueza gastronómica da região, ajudando assim à diversificação da qualidade e tipologia dos dados recolhidos e à melhoria da representatividade da nossa investigação no que diz respeito a ir ao encontro da realidade nacional.
Atualmente, a Escola Secundária de S. Lourenço colabora ativamente no Projeto OBESIDATA e tem cerca de 750 jovens a participar ativamente neste programa.
Professora Filomena Ribeiro – Coordenadora PES (Projeto de Educação para a Saúde)

Escola Secundária Dr. Francisco Fernando Lopes

Situada em Olhão, no Algarve, a Escola Secundária Dr. Francisco Fernando Lopes, com o seu universo de alunos dentro das faixas etárias pretendidas para o nosso estudo, vem dar mais um importante contributo para este projeto .

Com este parceiro no Algarve, o Projeto OBESIDATA aumenta de forma significativa a sua plataforma de estudo, quer em termos territoriais, quer pela diversidade social, tornando-se assim a diversificação da tipologia dos dados recolhidos cada vez maior.
Atualmente, a Escola Secundária Dr. Francisco Fernando Lopes colabora ativamente no Projeto OBESIDATA e tem cerca de 1.000 jovens a participar ativamente neste programa.
Professor Idalécio Nicolau – Diretor do Agrupamento Escolar Dr. Francisco Fernando Lopes

Universidade da Beira Interior

A Comissão de Ética para a Saúde do Centro Hospitalar Cova da Beira, que faz parte da Universidade da Beira Interior, aprovou o Projeto de Investigação “SAÚDE ALIMENTAR DOS JOVENS PORTUGUESES: DA MUDANÇA DOS HÁBITOS, AO ESTUDO DAS CAUSAS”.

A Faculdade de Ciências da Saúde da UBI foi criada em 2001. Localiza-se junto ao Centro Hospitalar da Cova da Beira e aposta em modelos inovadores de formação, pautados por padrões científicos, pedagógicos e assistenciais de elevada qualidade. Engloba as áreas da Medicina, Biomedicina, Ciências Farmacêuticas, Optometria e Ciências da Visão e está articulada com as unidades de prestação de cuidados de saúde da região.

Labfit

A Labfit é uma empresa portuguesa, sediada no Ubimedical na Covilhã, numa estreita relação com o conhecimento de base criado na Universidade da Beira Interior.

Foi criada em 2012 e trata-se de uma empresa promotora do conhecimento científico, especializada na prestação de serviços de excelência dirigidos para diferentes sectores da indústria, nacional e internacional, ao nível do controlo de qualidade e caracterização dos seus produtos, bem como na investigação e desenvolvimento (I&D).

A Labfit disponibiliza um interessante conjunto de ensaios laboratoriais, numa clara estratégia de cumprimento com as directrizes actuais e do cumprimento da legislação em vigor.

A sua actividade é certificada desde 2014 para a qualidade total, segundo o referencial ISO 9001 e em 2015 a Labfit viu ser certificada a sua investigação, desenvolvimento e inovação, segundo a norma NP4457 e a sua actividade de desenvolvimento e caracterização de dispositivos médicos segundo a norma ISO13485.